Parotocinclus arandai

Parotocinclus arandai Sarmento-Soares, Lehmann, A. & Martins-Pinheiro, 2009

Algumas características da espécie Parotocinclus arandai estão indicadas na figura acima.

São cascudinhos com olho pequeno, 15 a 19 % no comprimento da cabeça e que apresentam um tufo de odontóides hipertrofiados no supraoccipital. Ao longo da linha lateral 24 a 25 placas longitudinais. Corpo robusto, largura do corpo 23 a 27% no comprimento padrão.

O abdômen contém extensas áreas nuas e a região pré-anal é a única parte do abdomen revestida por um mosaico de poucas plaquinhas arredondadas de tamanho irregular. Não há outros cascudinhos com abdome nu nos rios de tabuleiro. Superfície ventral da cintura peitoral exposta (com odontóides sobre a pele pelo menos parcialmente). Catorze raios ramificados na nadadeira caudal. Nadadeira adiposa presente.

São pequenos peixes herbívoros que vivem aderidos a vegetação marginal dos riachos, ocultando-se sob a vegetação ripária. Encontrados em riachos de água clara, rasa, com leito de areia e cascalho, em trechos de correnteza moderada.

O cascudinho Parotocinclus arandai ocorre nos trechos médio e alto das bacias dos rios Jucuruçu e Buranhém, no extremo sul da Bahia. É uma espécie encontrada nos trechos de cabeceira, junto a divisa Minas e Bahia.

A espécie Parotocinclus arandai é uma das duas representantes do gênero Parotocinclus da família Loricariidae nas regiões dos tabuleiros.


.

Print Friendly, PDF & Email